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COMPLEXO VIÁRIO TREVO CATARATAS

Sumário: Proposta aberta ao Governo para a construção do Complexo Viário Trevo Cataratas.
Local: BR 277. CASCAVEL - PR
Data de concepção: 05/10/2014 Estagio do projeto: Estudo preliminar concluído em 03/02/2015


JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA

Como ninguém se propõe a mostrar uma solução para o grave problema que é o “Trevo Cataratas”, como cidadão utilizando das ferramentas que disponho decidi que iria abrir a sociedade uma proposta com vistas a sugerir uma nova “bandeira” regional tipo:
 

“Trevo Cataratas já!”

Não há usuário do complexo viário denominado “Trevo Cataratas” que não conheça as dificuldades ao transitar pelo local, que tem por função distribuir os fluxos viários cujos destinos são: CASCAVEL, CURITIBA, CORBÉLIA, TOLEDO E FOZ DO IGUAÇU, além de dezenas de cidades que compõem os respectivos trechos.

Cada dia que passa se agrava grandemente as circunstancias desagradáveis recheadas de prejuízos de toda ordem, em cujas esteiras são levados os que transpõem o local, mormente nos dias de eventos importantes, quando se verifica congestionamentos de muitos quilômetros. 

O assunto, que se tornou um grave problema, se arrasta por décadas. 

A solução do uso de semáforos que seria paliativa esta se tornando permanente.

Em razão do aumento natural da frota, devido ao previsível crescimento das cidades, da economia, etc... colocará o “Trevo Cataratas” em colapso em curto espaço de tempo.

Não é necessário ser técnico para imaginar que o local vai “travar já, já”, o que impedirá o acesso a todos os destinos...

Os homens do poder - como sempre – devem estar esperando que tal calamidade ocorra, para dai pensarem na solução definitiva como merece esta região pujante.

 
DESCRIÇÕES DA PROPOSTA
A proposta esta colocada de forma preliminar e simples como convém a obras que requerem recursos públicos. No entanto, não é simplória uma vez que foram propostas soluções para “todos” os pontos críticos que caracterizam o local.

ARQUITETURA: Segue soluções modernas com a utilização de peças estruturais pré-fabricadas em concreto armado ou protendido;

PROJETO GEOMETRICO: A geometria segue os parâmetros urbanísticos e viários recomendáveis bem como seus respectivos dimensionamentos;

FAIXAS DE TRAFEGO – 

Como se trata de estudo preliminar foram previstas numero de faixas de trafego:

1. Apenas com vistas a criar condições para fluxo continuo; 

2. A velocidade de trafego poderá ser aumentada com a inclusão no projeto de mais faixas carroçáveis;

VIAS – Trata-se de um projeto complexo, que requer algumas obras ditas de “arte viária”. Como se pode verificar nas imagens, a proposta apresenta a solução para todos os pontos críticos existentes no local. 

Os níveis das vias foram dispostos em quatro camadas decorrente do volume de trafego existente no local, segundo informação de medição obtida extraoficialmente, quais sejam

TIPO TRINCHEIRA (destinos como retorno: Corbélia, Toledo, Foz e Cascavel ); 

TIPO NIVEL DO SOLO (destinos: Curitiba e Foz – maiores demandas); 

TIPO VIADUTO NIVEL SUPERIOR INTERMEDIARIO (destino: Foz) 

TIPO VIADUTO NIVEL SUPERIOR (destinos: Curitiba e Cascavel )

ALTURA – As alturas entre vias foram consideradas – nessa fase - livre em torno de 5,60 m;

TOPOGRAFIA – A topografia local é favorável e não deverá exigir grandes movimentos de terra para a implantação do complexo;

SITIO OCUPADO – Nesta fase, com foco apenas nas rodovias, o sitio local tem área suficiente para receber a solução proposta;

RODOVIAS – Foram consideradas já com pistas duplas, todas as rodovias que chegam ao “Trevo Cataratas.”

Arq. Nilson Gomes Vieira

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